top of page

Você Conhece o Novo Modelo de Excelência de Gestão da FNQ?


O Novo Diagrama do MEG: TANGRAM

Em outubro de 2016 a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) lançou a 21ª edição do Modelo de Excelência de Gestão (MEG). As mudanças propostas são uma evolução do modelo que existia anteriormente, mediante algumas necessidades identificadas ao longo do tempo durante as avaliações do MPE-Brasil, dos Prêmios Estaduais e do PNQ, tanto por parte dos avaliadores, como por parte das Empresas avaliadas.


Todo o processo de MUDANÇA nos remete a DESAFIOS, CAPACIDADE DE INOVAR e MELHORAR CONTINUAMENTE aquilo que JÁ É BOM. Isso nos levar a crer, que as Organizações que mais rapidamente assimilarem as mudanças propostas, poderão sair na frente, se beneficiando com as melhorias inseridas no modelo já existente.


As Empresas que adotam o Modelo, passam a dispor de um PODEROSO Diagnóstico de sua Gestão, podendo PROPOR MUDANÇAS E SUGERIR melhorias nos itens que foram definidos como PRIORIDADE com base em resultados alcançados, evoluindo consideravelmente a sua GESTÃO ATUAL.


Manter e/ou aprimorar tudo aquilo que já foi feito e conquistado pela Organização, vislumbrando NOVOS HORIZONTES mediante a elaboração de um PLANO DE MELHORIAS é uma certeza de que mais uma vez OS HOLOFOTES E VISIBILIDADE TÃO MERECIDOS estarão novamente voltados para a sua Empresa.


Neste momento temos a OPORTUNIDADE ÍMPAR de sair na frente aplicando as adequações propostas pela FNQ no NOVO MEG.

O MEG é um Modelo de referência que ajuda as organizações a alcançarem um patamar de excelência. Desta forma, entendemos que a busca pela excelência é:

  • Compreender que a organização é um sistema vivo integrante de um ecossistema complexo com o qual interage e do qual depende;

  • Gerar valor para todos os integrantes da cadeia de valor, numa relação de interdependência e cooperação;

  • Ter qualidade na interação com o seu ecossistema, velocidade de aprendizado e capacidade de adaptação diante de novos cenários imprevistos e incontroláveis.

As principais mudanças observadas na 21ª. Edição foram as seguintes:

  1. Guia de Referência - o Modelo se tornou um passo a passo, um tutorial, bem didático, simplificado e de fácil entendimento para que as organizações saibam o que precisa ser feito para alcançar patamares de excelência.

  2. Oito Fundamentos - os treze Fundamentos e oito Critérios da Excelência das edições anteriores foram simplificados em oito Fundamentos, desdobrando-se diretamente em Temas que, por sua vez, concretizam-se em processos.

  3. Novo Diagrama - a mandala foi substituída pelo Tangram - antigo quebra-cabeça chinês e apresenta os 8 Fundamentos. O objetivo é mostrar que o novo Modelo é interativo e pode ser adaptado a qualquer tipo de organização, permitindo milhares de combinações.

  4. Ferramentas e Metodologias- Para cada Tema indicamos o uso de Ferramentas e Metodologias de gestão. O uso destas ferramentas são sugestões que visam auxiliar as organizações em busca de soluções para os desafios de seus negócios.


O Novo Diagrama do MEG: TANGRAM


O novo Diagrama do MEG agora é representado pelo Tangram, antigo quebra-cabeça chinês.


O Tangram reúne os Oito Fundamentos da Gestão para Excelência:

1. Desenvolvimento Sustentável;

2. Compromisso com as Partes Interessadas;

3. Liderança Transformadora;

4. Pensamento Sistêmico;

5. Orientação por Processos;

6. Adaptabilidade;

7. Aprendizado Organizacional e Inovação;

8. Geração de Valor


Considerando o Desenvolvimento Sustentável e o Compromisso com as Partes Interessadas, a Liderança Transformadora, a partir do Pensamento Sistêmico, define como as estratégias e planos devem ser implementados e materializados, por meio da Orientação por Processos e com Adaptabilidade, resultando em Geração de Valor para a própria organização e partes interessadas. A partir disso, a organização busca evoluir por meio do Aprendizado Organizacional e Inovação, que permeiam o sistema promovendo a excelência.



Se destaque na "multidão" e venha participar de um programa que irá mudar os seus conceitos na forma de "fazer negócio"!


Se torne uma empresa mais competitiva e fidelize seus clientes em tempos de crise!


Entre em contato com a MALV Consultoria e agende uma visita!!



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page